Eu quero fazer duas perguntas simples: quais qualidades você tem ? e quais defeitos?
É até que facil pensar nos dois, mas a grande jogada está em dize-los, ser sincero consigo mesmo e expor o que você é à sociedade.
Hoje eu tive uma aula de sociologia que me fez refletir sobre isso e postar aqui. Minha professora preparou uma dinâmica que consistia em cada um pegar um pedaço de papel que ela estava distribuindo, e nesses papéis estavam escritos apenas defeitos ( irônico(a), sádico(a), falso(a), mentiroso(a), ciumento(a)...). Tínhamos que de inicio ler e não mostrar a ninguém. Depois escolher alguém para trocar o tal papel por três vezes. Por fim, a professora perguntou a cada um quais tinham sido as três palavras tiradas e com qual a pessoa mais se identificava.
Minhas palavras, por incrivel que possa parecer, foram Ciumento(a), Irônico(a) e Sádico(a). Eu fui sincera e disse ao pessoal que eu tinha um pouco de tudo, digamos que na medida certa. Cada vez que eu trocava os papéis e lia as palavras, me vinham cenas engraçadas na cabeça e eu começava a rir sozinha. Lembrei das minhas intriguinhas com a Dainatha por conta do meu ciúmes pelo Lucas; lembrei das minhas manhãs, tardes e noites de planos esquisitos e sádicos com o Guilherme e o Renaldo; lembrei também das minhas conversas com o Gustavo, Luiz, Gabrielle e Bruna regadas com muitas ironias... enfim, lembrei de momentos que de alguma forma marcaram os ultimos dois anos.
Todos disseram suas palavras, e com qual se "identificavam" mais. De todas as pessoas, quem mais me fascinou foi a Carol. Ela foi verdadeira em cada palavra dita, não que eu esteja confirmando os defeitos dela, mas sim que ela teve audácia e foi com os pensamentos mais puros se explicando. Suas palavras, se eu não me engano, eram Egoísta, Falso(a) e Cruel. E assim, o que mais me espantou é que SOMENTE ELA assumiu o papel FALSO(A). É justamente isso o que eu não consigo entender, porque as pessoas escondem o que elas de fato são? Não é uma ou outra pessoa que é julgada erroneamente, como também não é uma ou outra pessoa que assume seus defeitos dando a cara a tapas. São por coisas assim que o mundo está desse jeito. Não há mais aquela necessidade de se fazer transparente, mostrar o que realmente é e isso me deixa meio sem rumo, por assim dizer.
Quais as melhores qualidades? E os piores defeitos? Agora, será que essas melhores qualidades "anulam" ao menos um defeito...? Não, porque ninguém é perfeito, e nem deve ser.
"O destino de nossos tempos está caracterizado pela racionalização e intelectualização e, acima de tudo, pelo desencantamento do mundo."
(Max Weber)
Nenhum comentário:
Postar um comentário